Documento No início do século XX


Nos primeiros anos do século XX, foi publicada uma série de doze postais, numa “Edição da pharmacia Bellarmino Barata”, que nos permite redescobrir a então Vila do Fundão, o seu urbanismo e a sua gente…

Segundo os historiadores dos média, foram as experiências do francês Joseph Nicéphore Niépce que estiveram na origem da fotografia em 1827. Outros preferem falar das descobertas paralelas do francês Louis Daguerre e do britânico William Talbot em 1839.

Mas a fotografia só ultrapassará um restrito círculo de iniciados com o lançamento em 1888 dos primeiros aparelhos fotográficos Kodak em pequeno formato pelo estado-unidense George Eastman.

A partir de então, a fotografia passará a fazer ver cada vez mais pessoas, coisas e lugares de que se falava ou de que se ouvira falar, de que se conhecia a existência mas de que não se sabia absolutamente nada da aparência que tinham. E isso acontecerá em Portugal com os inevitáveis anos de atraso que então as novas tecnologias levavam a atravessar o Atlântico…

As fotografias que hoje publicamos constituem uma série de doze postais de uma “Edição da pharmacia Bellarmino Barata” (sic) e foram seguramente a primeira coleção de postais ilustrados editada no Fundão. Embora não datados, alguns deles, devidamente utilizados em correspondência privada, têm como carimbo dos correios o ano de 1905.

A série completa compreende os temas seguintes, com as devidas ortografia e terminologia da época : Fundão — 1 — Paços do Concelho [contando ainda então com um único andar], Fundão — 2 — Casino Fundanense, Fundão — 3 — Rua Cardoso Avelino [atual Rua 5 de Outubro], Fundão — 4 — Igreja da Misericordia. Hospital Civil, Fundão — 5 — Chafariz das oito bicas, Fundão — 6 — Antiga Fabrica de Lanificios [atual Hotel Príncipe da Beira], Fundão — 7 — Frontaria do Convento de St.° Antonio e jardim, Fundão — 8 — Igreja do Convento de St.° Antonio (ruinas), Fundão — 9 — Açude na Ribeira Meimôa, Fundão — 10 — Homem tirando agua, Fundão — 11 — Castanheiros na Serra da Guardunha [sic], Fundão — 12 — Um casal rustico na Serra da Guardunha [sic].

JMNC